terça-feira, 1 de junho de 2010

O nosso Site !

Voltamos a lembrar os nossos leitores para visualizarem o nosso Site na internet disponível em:
Aconselhamos os nossos leitores a verem a nossa página em modo de ecrã inteiro (F11).
Esperamos que gostem!

Nas aulas...

31 de Maio
Esta aula foi quase inteiramente dedicada à finalização do Portefólio deste período e do Relatório Final do projecto. Enquanto parte do grupo se dedicou a esta tarefa os restantes elementos procederam à realização de experiências para determinação do rendimento do forno solar, que havia sido adiada em aulas anteriores devido às condições climatéricas. Para além disso continuámos a construção da maquete.
24 de Maio

Mais uma aula passada na construção da nossa maquete. No início da aula, o grupo encontrava-se muito motivado, mas infelizmente recebemos a má noticia que o carpinteiro que havíamos contratado se atrasou e não tem o resto da madeira que necessitámos o que nos desanimou bastante e começamos a ver a evolução do projecto a não ocorrer. Aproveitamos este atraso para continuar a desenvolver o nosso portefólio.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Nas aulas...

17 de Maio
Nesta aula continuámos com os procedimentos iniciados na aula anterior no que toca à maquete digital. Depois de alguns precalços em relação aos materiais que haviamos encomendado, o grupo reflectiu e discutiu acerca do desenvolvimento deste último trabalho que tem sido alvo de diversos atrasos e incidentes. Chegámos à conclusão de que a única solução será reunirmo-nos em horário extra aulas. Porém teremos ainda de agendar as actividades de forma a ter em conta os horários de todos os elementos do grupo e os momentos em que teremos o espaço de trabalho disponível.
Como haviamos dito publicámos o nosso web site que passamos a divulgar:
Aconselhamos os nossos leitores a verem a nossa página em modo de ecrã inteiro (F11). Esperamos que gostem!
10 de Maio
Na aula de hoje continuamos a fazer a instalação eléctrica da maquete e saímos na segunda parte da aula para aquisição de alguns materiais e encomenda de madeira.


3 de Maio

Nesta aula iniciámos a instalação eléctrica da maquete. Enquanto alguns elementos do grupo procederam com esta tarefa os restantes trataram da elaboração de textos para o blogue, que não foram publicados quando desejado devido à falta de internet na sala de aula, o que se tem repetido nas restantes aulas.


sexta-feira, 30 de abril de 2010

Nas aulas...

26 de Abril

Como havíamos previsto passámos esta tarde com as crianças do 4º ano da Escola EB1 de Sande S. Martinho, que abriu as portas a esta nossa iniciativa de divulgação do projecto e de educação ambiental.

Começámos por fazer algumas perguntas simples sobre energias renováveis para compreendermos quais os conhecimentos já adquiridos no âmbito do programa de Estudo do Meio. Com o material previamente preparado, dividimos a turma em grupos pequenos de forma a conseguirmos dar mais atenção a cada aluno individualmente.
Depois de explicarmos sucintamente qual a funcionalidade do forno solar e como podemos construí-lo de forma simples, com materiais acessíveis, deixámos que os alunos participassem em todas as etapas da construção, intervindo apenas quando a tarefa executada se apresentava difícil ou perigosa.
Em todos os grupos houve uma participação ordeira. Os alunos demonstraram um grande interesse na participação desta actividade, ficando empolgados com esta temática e com o resultado final que obtiveram.
Esta experiência foi muito gratificante para nós, que pudemos contactar com crianças, que apesar da idade já têm um grande sentido de ambientalismo. Tudo correu melhor do que esperámos e sentimos que conseguimos passar todas as ideias que pretendíamos.
Achamos que, tal como nos marcaram, também deixamos uma marquinha nestas crianças que já nos solicitaram que voltemos para mais uma actividade (:



















19 de Abril

Nesta aula dirigimo-nos à Escola EB1 de Sande S. Martinho para apresentarmos à direcção a planificação das actividades a realizar com os alunos do 4º ano e para proceder à avaliação do espaço que teremos disponível na próxima 2ª feira.
Fomos muito bem recebidos e toda a escola se mostrou disponível a receber-nos. Tudo parece estar a andar sobre rodas!



12 de Abril

Iniciou-se hoje o 3º Período deste ano lectivo. Como nos períodos anteriores nesta primeira aula procedeu-se à planificação e calendarização das actividades a realizar para a finalização do nosso projecto.
Actualizamos ainda o site de divulgação do nosso projecto, que será publicado quando concluído.

domingo, 4 de abril de 2010

Aos leitores do nosso blogue...



Depois de um período de árduo trabalho esperámos que estas férias nos revigorem para continuarmos em bom caminho para alcançar os nossos objectivos.


Para os nosso leitores, deixamos votos de uma Excelente Páscoa (:


29 de Março


Chegamos hoje à ultima aula do período que nos traz a necessidade de reflectir acerca do trabalho até aqui desenvolvido.

Neste segundo período, fazemos um balanço positivo acerca do trabalho desenvolvido nesta área curricular.
Tinhamos como principais metas:
- Finalização da maquete digital referente ao projecto geral;
- Produção de biodiesel;
- Construção de um forno solar;
- Actualização do blogue desenvolvido no período anterior;
- Início de trabalhos na maquete real.

A maioria das nossas metas foram ultrapassadas com sucesso. A maquete digital foi concluída, sendo publicada, como haviamos dito nesta entrada no blogue para visualização.


No decorrer deste período conseguimos construir um forno solar, que será testado no 3º Período.
Produzimos também biodiesel, o qual possuía um rendimento um pouco baixo, mas permitiu que compreendêssemos as etapas deste procedimento.


Quanto a este blogue, tem sido actualizado, não tantas vezes quanto as desejadas mas sempre que tal ocorre procuramos o rigor na linguagem e a pertinência nas informações. A nossa maquete real ainda está em inícios de construção, o que não estava nos nossos planos mas pensamos que com empenho e esforço irá se concretizar como planeado.

Apesar de certos contratempos, na nossa opinião o trabalho desenvolvido neste período foi mais produtivo que no período anterior.

Maquete Digital





domingo, 21 de março de 2010

Nas aulas...

15 de Março

Esta aula foi inteiramente utilizada na organização do portefólio referente ao trabalho realizado ao longo do 2º Período.



8 de Março

Nesta aula procedeu-se ao revestimento interior das paredes e da tampa do forno solar com papel de alumínio e painel reflector. Foram feitos alguns acabamentos no forno (prolongamento das tampas para fixação do vidro adquirido), porém não se conseguiu terminar por completo.



1 de Março

Nesta aula preparámos alguns materiais para a base da maquete a construir no próximo período. Alguns elementos do grupo sairam da aula para procurarem e compararem preços de materiais a adequirir tanto para a maquete como para o forno em construção (nomeadamente vidro, painel reflector e esponjas para fazer relevos). Os restantes elementos do grupo trabalharam alguns textos para actualização do blogue.



22 de Fevereiro de 2010

O trabalho do grupo nesta aula foi direccionado no sentido da continuação da construção do forno solar.
Procedeu-se com o revestimento exterior das paredes da caixa de cartão com plástico adesivo para torná-la mais resistente. O interior foi revestido com um material isolante e com uma nova camada de cartão.



8 de Fevereiro de 2010

Nesta aula iniciámos a construção do forno solar. Inicialmente procedemos à leitura de alguns protocolos de construção de forma a seleccionar algumas metodologias de trabalho. Depois de cruzarmos algumas informações obtidas nas aulas anteriores decidimos, de forma global de que forma decorreriam as aulas seguintes.
Metade do grupo começou a trabalhar a caixa principal de cartão pintando-a em preto, ao passo que outra parte do grupo ficou encarregue de procurar um material para o revestimento da caixa.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Nas aulas...

1 de Fevereiro de 2010


Nesta aula, pesquisamos quais os materiais que poderíamos utilizar para a construção do forno solar. Há que relembrar que estes materiais necessitam de ser, na sua maioria, reutilizados.

Após a deliberação, acerca dos materiais a utilizar, fomos à procura de fornecedores, uma vez que temos que poupar o máximo que possamos para futuros empreendimentos, nomeadamente, na maquete que iremos realizar.

Os materiais que conseguimos que fossem doados foram três caixotes de cartão, tinta preta e isolador térmico, apenas tivemos que comprar o papel para plastificar o cartão, de modo a aumentar a sua resistência.
25 de Janeiro de 2010

Nesta aula, realizamos o relatório da actividade experimental anterior ( produção de biodiesel), o qual irá ser facultado ainda nesta publicação.
Enquanto que, alguns membros realizavam a actividade acima referida outros, iam finalizando a maquete digital que vem sido desenvolvida ao longo deste ano lectivo. Esperamos já a poder revelar em publicações futuras e assim poderem ter uma melhor percepção acerca do trabalho que irá ser apresentado na escola no final do ano lectivo.

sábado, 23 de janeiro de 2010

Nas aulas...

18 de Janeiro de 2010


Nesta aula procedemos à decantação da mistura de biodisel e glicerina e à lavagem do produto obtido com água, precedida novamente de decantação.

Foi adicionado algum ácido para neutralizar o excesso de hidróxido de sódio, de forma a tornar o biodisel neutro do ponto de vista ácido-base.

Obtivemos o biodisel cuja eficiência foi testada de seguida a partir da avaliação da chama inerente à sua queima. Constatámos que o biodisel funcionou como combustível, apesar de esperarmos que a chama fosse mais vigorosa. Concluímos que em alguma das fases do processo terá ocorrido algum erro que poderá ter levado a alguma impureza do produto.
Iniciámos nesta aula o relatório de produção de biodisel.

Nas aulas...

11 de Janeiro de 2010

Como foi definido aquando da calendarização das actividades para este período, esta aula foi dedicada à produção de biodisel. Esta actividade inclui-se no âmbito da produção de elementos alusivos às energias renováveis e à reciclagem, que temos vindo a divulgar desde o início do ano.

Porquê o biodisel?
Num momento em que as reservas mundiais de petróleo começam a escassear e o mundo dá os primeiros indícios de uma futura corrida caótica aos vários recursos existentes, é possível prever o período de conflito e decadência que se aproxima. A procura de alternativas energéticas é actualmente ainda um pouco reduzida mas tem vindo a engrandecer de ano para ano. Cada vez mais, são os apelos para a utilização de energias menos prejudiciais para o ambiente e consequentemente para a saúde humana.
A nossa escolha remeteu-se então para o biodiesel, já que este é considerado como um “substituto” para os combustíveis fósseis, com emissões de CO2 significativamente menores e tendo como matéria-prima principal o óleo alimentar usado.

Como produzir?
A produção de biodisel a partir de óleo alimentar usado é um processo relativamente simples quando são seguidos os passos essenciais do protocolo experimental.
As principais fases de produção são:
• Filtração do óleo para eliminação de resíduos
• Remoção de água através do aquecimento do óleo até cerca de 100°C durante alguns minutos
• Titulação do 1ml de óleo em 10ml de álcool isopropílico com uma solução de hidróxido de sódio (NaOH) de concentração 1g/l
• Ao atingir o ponto de equivalência anota-se o volume de NaOH utilizado (para identificar o ponto de equivalência poder-se-á adicionar à solução um indicador de pH como a fnoftaleína)
• Calcular a massa de NaOH necessária para neutralizar o óleo e adicionar NaOH com um excesso de 3,5 g por litro de óleo
• Adicionar 15% em volume de metanol
• Aquecer a mistura durante uma hora entre os 45°C e os 60°C com agitador magnético
• Deixar repousar a mistura numa ampola de decantação durante algumas horas, até que a glicerina se separe completamente do biodisel, procedendo-se então à decantação


Depois de decantar a solução deve adicionar-se água ao biodisel para proceder à sua lavagem, voltando então a decantar-se (pode repetir-se este processo algumas vezes)


• Mede-se o pH do produto obtido, que em princípio será básico, adicionando-se então um ácido (ex. HCl) para neutralizar a solução

Nas aulas...

4 de Janeiro de 2010

Inicia-se hoje o 2º Período deste ano lectivo. É tempo então, de planificar e calendarizar as actividades a realizar daqui em diante. Embora já as tenhamos pré-estabelecido no final do período passado, é necessário discutir sobre a forma como as poremos em prática.
Ao longo desta aula foi nos possível estabelecer a ordem com que o projecto se desenvolverá e quais são os primeiros passos a dar.